Espero que doa...
Hallo Corpses.
Como está sendo esse começo de fevereiro? Finalmente saímos do janeiro sem fim, mas ainda é estranho um fevereiro com um carnaval tão colado em março. De qualquer forma, o jogo de hoje é um bem recente, mas que conquistou o coração do público.
Mouthwashing é um jogo de terror em primeira pessoa lançado em setembro de 2024 pela Wrong organ. Contendo gráficos low-poly, aliados a uma narrativa repleto de momentos surrealistas, você está a abordo de um navio de carga espacial à deriva e apenas esperando pelo último dia desse agonizante desenrolar de eventos entre os tripulantes. O jogo é pago, mas tem tradução para o português.
O jogo tem um grande enfoque narrativo, apresentando para você os eventos da tripulação em uma ordem não cronológica, mas sim estruturado para a criar mistério e empatia pelos personagens. Sobre como houve dias melhores e mais pacatos, e como o desespero se instaurou muito mais cedo ao evento que levou à deriva do cargueiro. Dito isso, ele tem muito mais diálogos e jogabilidade mais "leve" ao invés de te deixar sem fôlego com jumpscares e coisas frenéticas.
Isso é muito eficiente para te prender na história, pois quando você acha que está em um ponto tranquilo, do nada o jogo te joga mais próximo de uma certa "hora final" e quebra suas expectativas. E nisso, esse jogo é mestre. Sem uma cronologia, você fica na incerteza do que virá, e com isso as passagens de realidade para delírios surreais acontecem de forma sutil, garantindo o elemento de imprevisibilidade.
E ponha imprevisibilidade nesse jogo.
Falando um pouco dos gráficos, por favor, não deixe o 3D low-poly te afastar. Pessoalmente falando, acho perfeito para o terror mundano proposto. Os cenários se tornam simples, mas vazios e melancólicos, e em outros desoladores e irônicos. A Wrong organ realmente soube usar as ferramentas que tinha, o que é bem interessante considerando que o jogo chegou bem perto de ser cancelado.
Juntando a narrativa e os gráficos, temos um jogo focado em seus personagens, seus conflitos e declínio mental, que ganha forma metafórica em diversos momentos. Um jogo que te toca e te surpreende até depois de finalizá-lo, pois há nuances e respostas que não são dados de imediato, restando a você a desventura de navegar nos temas do enredo e refletir um pouco.
👁 Conclusão 👁
Foi-me um imenso prazer jogar Mouthwashing. Tinha medo de não aguentar por causa da impressão de intensidade inicial, mas me senti lendo um livro interativo do tipo de história que mais amo: aqueles que exploram a agonia humana e a realidade fria. Se assim como eu gosta dessas temáticas, então é uma recomendação mais que obrigatória para apreciar.
Assuma a responsabilidade... (Mais?)
- Neil
Sempre fico ansioso pelo próximo artigo
ResponderExcluireu também
Excluiresse blog é lendario, fico feliz de verdade de ainda estar ativo. espero que ainda viva muito
ResponderExcluirTenho o mesmo sentimento, a anos é o meu blog favorito
ExcluirTambém
ExcluirNem acredito que esse blog ainda existe! Muito bom.
ResponderExcluirda pra postar rpg filho da puta? jogo curto do krl tbm
ResponderExcluir