Certeza que vamos sair... porque estamos juntos.
Hallo Corpses.
Como foi o janeiro de vocês? Aqui as coisas passaram bem devagar, mas em breve, estaremos em fevereiro. O jogo de hoje é um clássico dos RPG contemporâneos, e finalmente estou escrevendo sobre ele aqui no blog.
Zeno é um remake de um jogo homônimo em RPG VXAce por Umami Mazu/Marutoku Kichi, lançado em 2017. Ele é de terror e suas horas de jogabilidade variam conforme você queira fazer todos os finais (são cerca de 13). Zeno aborda assuntos pesados como canibalismo, gore explícito, tortura e suicídio, portanto é recomendado discrição ao jogar. Uma versão em PT-BR foi feito pelo Tea Party Project.
Aki Maeno e Haru Tsugino acordam em uma estranha instalação, algemados um ao outro sem ter ideia das circunstâncias que levou a isso. Para se livrar das algemas e sair deste local, lhes resta agora explorar atrás de respostas.
❤ ANÁLISE ❤
Zeno é um jogo que divide opiniões. Ou você ama, ou odeia. Particularmente, eu amo. Mas os motivos que levam algumas pessoas a não gostarem dessa obra ou ao menos terem suas ressalvas são diversas e será citado ao longo da postagem. Mas vamos por partes.
♡ Arte
A arte de Zeno é original e bem característico, o que é bastante positivo. Se bem me lembro, inclusive quase não há usos de assets gráficos do RTP, ajudando nessa estética única dele. A única coisa que fica um pouco confuso, é como uma história de terror com temas tão pesados e finais com tortura permite que o jogador desabilite a presença de sangue (?).
Isso quebra a imersão de algumas cenas, em que os personagens ficam assustados com a presença de sangue e tira a seriedade. Não importa a argumentativa, quando se usa as temáticas apresentadas, no mínimo, é de se esperar que tenha bastante uso de sangue. Enfim, confuso, mas é um por menor.
♡ Jogabilidade
Não há muitas novidades para um RPG Maker, mas algo que gostei foi você poder controlar a frequência que você é perseguido, podendo inclusive só ser perseguido quando o evento foi pré-programado. Por um lado, diminui o elemento de tensão, mas sendo um jogo com bastante conteúdo para se explorar, eu vejo isso se tornando mais cansativo que tenso. Então agradeço sua misericórdia, Marutoku.
Entretanto, tem finais que você literalmente precisa ficar cinco minutos parado in-game para obter, o que é algo que você não adivinha fácil. Geralmente indícios de roteiros que falam de tempo colocam um contador na tela, e não me lembro do caso do final que estou mencionando ter. Pode ter sido falha ou intencional, mas é um exemplo de complicação que corrobora para atrapalhar o ritmo do jogo.
♡ História
Aqui é onde mais se divide as opiniões. Antes de mais nada, considero Zeno um RPG Maker muito bom, com um plot complexo e que retrata bem o que quer buscar. Entretanto, para chegar nos pontos que fazem valer a pena (basicamente rota Ushirono e final E), você pena um pouco. E pior: cada final é relevante para montar um pouco do quebra-cabeça do que é esse enredo, das motivações dos personagens e do que pode ocorrer depois. Então se você não cria apego aos personagens nos pontos iniciais, chegar onde justifica tudo do enredo é angustiante. Se você é fã da tropo de yandere ou de canibalismo como metáfora de amor, essa conexão é mais fácil. Se não, talvez Zeno não seja para você.
Ainda falando sobre as tropos citadas, tem gente que pode revirar os olhos com a forma que são abordadas. E está tudo bem, cada um tem um limite sobre até onde tal uso encanta ou afasta, pois esses tropos são muito subjetivos. Um certo linguajar de um yandere pode fascinar uma pessoa, e para outra ser vergonha alheia. Mesmo entre os personagens há manifestações diferentes destes tropos. Portanto, é bom testar com alguns finais distantes da rota verdadeira se você se incomoda ou não.
Mas no geral, todo o conceito de Zeno é muito interessante, bem como ele age e como ele afetou (e afeta) a relação de todos os personagens citados no jogo, e é bem trabalhado ao meu ver.
♡ Sobre Zeno -Daily life-
É uma spin-off extra que se passa depois dos eventos do final E, então é recomendado jogar o jogo principal antes. Porém já aviso: se você espera algo no mesmo nível de Zeno -Remake-, vai se decepcionar bastante. Sendo 90% RTP, mapeamento confuso e um roteiro que claramente faltou polimento em algumas partes, é algo somente para você ter umas informações a mais do universo de Zeno. Espero que um dia receba um remake como o Zeno normal recebeu, embora seja pouco provável por justamente ser um extra. Uma pena.
❤ Conclusão ❤
Se você se alinha com o jeito que a narrativa de Zeno aborda as coisas, o jogo é uma boa recomendação. Aliás, uma maravilhosa recomendação. Porém se não for seu caso, talvez seja melhor passar, ou você só vai se estressar com o que você for lendo ao jogar. No máximo, ver uma gameplay para poupar o estresse dos puzzles (o que já ajuda e muito).
O que você acha do jogo? Sinta-se livre para comentar!
Download (inclui link para o daily life)
❤ Porque você é meu amado boneco ❤ (Mais?)
-Neil
Meu deus esse dia realmente chegou
ResponderExcluirAeeeeeee jogo novo
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que a zero ainda ta na ativa
ResponderExcluiresse download é realmente seguro? fica falando de um negocio chamado ScreenSmart, medo...
ResponderExcluirSim, é. Por algum motivo o chrome apita algo assim, mas tá tudo bem.
ExcluirDescobri hoje que vocês voltaram, tô tão feliz
ResponderExcluirEu tenho 27 anos e acompanho vocês desde 2013, ou seja 11 anos, obrigada por terem voltado
ResponderExcluirMais uma vez esperando ansiosamente pelo próximo artigo/texto
ResponderExcluirque bom que o site nao morreu
ResponderExcluir