terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Horror time: os filmes de Ao Oni

Sim... Tem três...

Hallo Corpses.

    Desde os primórdios deste blog, eu costumo trazer coisas de Ao Oni para vocês. Entretanto, nunca esperei que ao longo dos anos, conseguissem literalmente fazer um IP dele. De vez em quando o demônio azul revive e traz alguma notícia por aí, o que é impressionante porque... Não tem muito conteúdo. Creio que a mídia com mais história deva ser a - por motivos óbvios - a light novel. Mas Ao Oni também recebeu bastante atenção de outro jeito: sob o formato de filmes. Hoje, eu venho dar meu parecer sobre três adaptações cinematográficas de Ao Oni até o momento desta postagem: Ao Oni 1.0 (2014), Ao Oni 2.0 (2015) e Ao Oni the animation (2017).

Índice
(Clique em cima para ser direcionado ao tópico)
   ⓵ Ao Oni 1.0 (2014)
   ⓶ Ao Oni 2.0 (2015)
   ⓷ Ao Oni the Animation (2017)
   ⓸ Conclusão

ATENÇÃO
Todos os filmes aqui tem classificação indicativa. Contém mortes grotestas e alguns filmes mencionam suicídio e assassinato. Recomenda-se discrição do espectador. Se você não lida bem com estes elementos, é preferível não assistir.

⓵ Ao Oni 1.0 (2014)



SINOPSE

Depois de perder o irmão Naoki em um acidente, Anna se aproxima de Shun, que é bullinado por Takuro, que se vê obrigado a ir com ele até um local abandonado junto de Mika e Takeshi. Seguindo-o logo depois, ela e os demais se vêem presos neste lugar, assombrados pelo temível demônio azul.



ANÁLISE

    Lembro de minha surpresa quando anunciaram o filme. Um filme live-action baseado em um RPG Maker, apresentando a criatura de forma aterrorizante? A curiosidade foi imediata, e apesar de saber tanto que não teria acesso tão cedo, quanto adaptações de mídias muito desconexas costumam sofrer um pouco... Eu queria pensar que não teria fazer errado com Ao Oni. 

    E bem, falando especificamente desse filme... Até não foi uma experiência ruim? O filme se baseia na primeira light novel, mas com mudanças no enredo. Entretanto Naoki, Shun e Anna (personagens exclusivos da novel) estão presentes. 

    De todos que estão aqui, esse é o único que dá para recomendar. O plot twist é bom, embora o final seja aberto e ambíguo.

 

⓶ Ao Oni 2.0 (2015)



SINOPSE

Nesta versão, Takuro, Mika e Takeshi arrastam Hiroshi para uma construção abandonada, onde querem fazer uma live stream para descobrir se o local realmente é assombrado... Bem, infelizmente eles encontram o que pediram.


ANÁLISE

    Este live-action é baseado na segunda light novel, tendo a diferença que Shun e Anna não vão para o local do Ao Oni. Eu deduzo que ele foi produzido paralelamente com o primeiro filme, pois o elenco de atores é diferente, inclusive tendo as roupas bem mais próximas aos dos sprites do jogo. Esse filme também tem o Fuwatti (o Oni quadradinho). 

    Ironicamente, este foi o primeiro que assisti e... Lembro-me que foi uma experiência passável. Embora o plot twist dele também seja muito bom e o momento do Shun se sentindo culpado com o jogo não só foi uma atuação legal mas uma situação bem sensibilizante, eu ficaria somente no 1.0 mesmo. Não espere muita coisa, se você quiser se arriscar. 

 

⓷ Ao Oni the animation (2017)



SINOPSE

Um grupo de alunos do clube de antropologia do interior do Japão descobrem que o jogo "Ao Oni" é baseado em um folclore local da região. Animados, eles vão atrás de contatar o criador de Ao Oni, mas isso culmina em trazer a própria criatura para dentro da escola. 


ANÁLISE

    O enredo até tem suas partes boas - eu consigo ver perfeitamente sendo usado em uma mesa de RPG, por exemplo - mas é o mais bizarro da categoria. Dos três, eu não recomendo mesmo. Não só o 3D é meio sem alma, como o desenvolvimento é intragável. E não em um sentido metafórico como foi minha experiência com o filme do Clube do suicídio, mas bem... Vergonha alheia. E para piorar, na segunda metade do filme apressaram completamente o enredo, fazendo os personagens dizerem blocos e mais blocos de diálogo por consequência e piorando a já pouca empatia que você podia criar pelos personagens.

    Eu fico até triste que usaram uma de minhas cantoras favoritas, a Akiko Shikata, para cantar o encerramento... Enfim.

 

⓸ Conclusão



Ver os filmes de Ao Oni é uma experiência para poucos. Novamente, se você tem apenas curiosidade, o primeiro já é satisfatório. Mas em geral, eu gosto das releituras do monstro. Todos eles põem a criatura como capaz de mimetizar a voz de pessoas que devorou, e se juntar com o aspecto do jogo (e que foi posto na animação) de pessoas depois virarem Onis, põe muitas possibilidades. 

Se levar em consideração de que os live-actions são baseados nas lights novels - tem mais de uma inclusive - e que dando uma olhada por cima vi que o enredo era bom, é uma boa alternativa até mesmo aos filmes, e se encontram na Amazon, com versão digital em inglês.

Por fim, você chegou a ver algum dos filmes? Teve alguma experiência similar? Não tenha medo de comentar! 

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

Falando em criaturas em 3D... (Mais)

- Neil

5 comentários:

  1. Ao Oni é um bom jogo, e realmente, os live actions são mediocres, mas não tão mediocres como os de hoje em dia (meu Deus, não citar sobre o do minecraft), embora a tentativa meio estranha de terem ordenhado um jogo famoso para ganhar algum lucro, pelo menos conseguiram trazer mais sobre este belissimo jogo para o olofote do publico de hoje em dia, talvez garantindo consigo assim, os remakes de Ao Oni em engines diferentes do RPG maker (até fizeram um 3D....).


    Muito agradecido, Neil, por ter falado dos live actions e da animação sobre o jogo, eu adoro o game :)

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz sempre que venho aqui, não importa quantos anos se passem, sou eternamente grata ao Neil e todos os envolvidos em manter esse blog. <3 Ótimo post, não gosto do jogo mas adoro as coisas que envolvem ele kkk.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei bizarra a ideia de fazer um live-action envolvendo um monstro tão dificil de tornar realista, pq mesmo no jogo ele já é destoante

    ResponderExcluir
  5. Esqueceu o anime 2D de 2017

    ResponderExcluir