quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Thy Creature

 Mesmo assim, eu quero saber a resposta...


Olá! Outubro passou rápido não é? Nem dá para acreditar que amanhã é Halloween. Com anda seus preparativos? Adoraria escutar sobre nos comentários. Hoje o jogo em questão não é um RPG Maker, mas é uma adaptação muito criativa de uma obra literária de terror. Falo de Thy Creature, da empresa MazM. Eu já falei sobre outra adaptação deles aqui, a Jekyll&Hyde, então estou muito feliz de poder voltar a falar de um jogo baseado em um livro aqui. 

Thy Creature é um jogo de bullet hell inspirado em Frankenstein, onde nosso protagonista - a "Criatura" - precisa subir uma torre isolada de uma vila onde dizem que Victor Frankenstein se encontra, e nesse meio, encontra não somente pessoas para o ajudarem nessa missão, como questões que permeiam a sua própria existência. É um jogo pago apenas com os idiomas Inglês, Coreano, Japonês e Chinês simplificado.


༇ O QUE É FRANKENSTEIN?


Escrito por Mary Shelly em 1818, Frankenstein é um romance em que acompanhamos o ponto de vista de Victor Frankenstein, que depois de ser achado por um grupo de barco que rumava ao polo norte, começa a narrar suas desventuras desde que descobriu o processo de gerar vida e com restos de cadáveres tentou montar um ser humano. Entretanto, ele arrependeu de sua criação e a abandonou. Desde então, a criatura o persegue, jurando vingança. 


༺ ANÁLISE ༻


Thy Creature, como dito no início, é uma criativa adaptação da obra de Mary Shelly. Neste mundo, existem criaturas capazes de devorar memórias, os Nepes. Entretanto, começam inofensivos e são até fofinhos... Mas se devoram e devoram memórias, isso os corrompe e transformam em verdadeiros monstros, ganhando a denominação Nepi. Existem caçadores que vão atrás dos Nepis antes que a pessoa atinja um ponto que tenha perdido sua memória.

Esse contexto é necessário para entender como a jogabilidade se desenvolve. Você entra na torre, e ela é LOTADA de Nepis. Cada Nepi é uma batalha de bullet hell, que após recolher as memórias andando pelo mapa e desviando dos ataques, uma memória referente a um personagem do jogo ou ainda vazia é obtida, que serve para diversos propósitos. 


Mas não só de batalhas vive o jogo. Para subir a torre é preciso resolver diversos tipos de puzzles, o mais comum sendo de levar objetos a um canto e uma de cortar caminho com tempo limitado (vocês entenderão ao jogar). Isso rende e horas e horas de jogatina, com fases com padrões de bullet hell criativas e mecânicas diferentes a cada andar, que algumas vezes faz você voltar os andares se tiver interessado nas nuances de história. Não obrigatório, mas é bom ter um recurso complementar, porque por exemplo o jogo não deixa claro como a Criatura foi feita, mas há cartas e cartas de Victor Frankenstein que ajuda a intuir as coisas, bem como da situação de outros personagens. 

Saindo um pouco da parte mecânica e entrando na estética, se você ama um visual gótico, esse jogo é um deleite. Os monstros são criativos, os cenários lindos ao ponto de eu sair printando a tela em diversos pontos e a música também acerta em muitos momentos. Aliás, a arte foi o ponto que mais me chamou atenção, até mais que a parte de "adaptação literária". Basta ver pelas imagens da postagem que a MazM foi bem longe para representar uma abstração de acordo com as temáticas de cada andar. 

Em termos de enredo, sendo sucinto, todo o desenvolvimento da Criatura indo atrás de não somente seu criador, como entender a importância de ter memórias é um bem interessante para refletir sobre o tema, muitas vezes menosprezada. Especialmente sobre luto, arrependimento e construção de identidade. E como é um assunto bem íntimo, isso cria um apego aos personagens e até uma curiosidade sobre montar a história dele (uma vez que as memórias são recebidas de forma aleatória) e entender o porquê deles estarem na torre ou serem de determinada forma.  


༺ CONCLUSÃO ༻

Thy Creature é um jogo que talvez não te impacte profundamente como outros, mas ele tem seu valor. É divertido, bonito e gostosinho de jogar (dentro dos padrões de um bullet hell). O fato de não ser uma adaptação fiel não é um contra, considerando sua construção de mundo bem criativa. Eu tive boas expectativas do jogo e elas foram supridas, só é uma pena que não tenha tradução para o português, considerando que a MazM sabe que eles tem um público brasileiro fiel e muitos jogos deles traduzidos. Mas se você entende inglês, eu super recomendo!

Página da steam

... Mesmo que doa, eu quero saber (Mais)


- Neil

5 comentários:

  1. Isso parece legal darei uma olhada obrigado por existir zero corpse meus preparativos bem- amanhã tem festa de Halloween na escola estou no segundo ano do ensino médio e eu vou fantasiado de jeff the killer kkkk e só isso espero que seja divertido a festa

    ResponderExcluir
  2. Obaaa, nem sabia q eles tinham lançado outro jogo. Obrigada pela recomendação ♡

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk o "mais" amaldiçoado

    ResponderExcluir
  4. saudades de vcs
    nunca parem de postar

    ResponderExcluir