“Close your eyes and you’ll leave this dream”
Oi, oi, gente! É estranho acreditar que isto está acontecendo, mas eu sou a nova redatora da equipe, Staria. Sempre admirei muito as postagens do blog, e, agora na posição de alguém que as escreve, espero conseguir corresponder às expectativas de todos.
OMORI é um jogo narrativo, com mecânicas de RPG comparáveis a Mother e elementos de terror, produzido por OMOCAT, por meio da engine RPG Maker MV, e publicado no dia 25 de dezembro de 2020. Dispõe de um terror psicológico claramente inspirado em Yume Nikki, inclusive utilizando do subconsciente onírico dos protagonistas para retratar suas inseguranças, medos e traumas, apesar de que, como supracitado, OMORI constrói uma história muito mais clara, pois se trata de um jogo narrativo, enquanto que em Yume Nikki, a decodificação dos acontecimentos cabe a cada jogador ou a um grupo destes.
き História き
Ainda que OMORI seja, a partir de meu ponto de vista, cirúrgico em, praticamente, tudo que se propõe a fazer, acredito, veementemente, que seu ponto mais forte seja sua história. OMORI, inicialmente, nos faz pensar que jogaremos mais um RPG Maker situado em um mundo fantástico, e os elementos presentes neste nos contarão, de forma subjetiva ou objetiva, o que realmente aconteceu, tanto com o protagonista, Omori, quanto com as outras personagens.
Entretanto, a medida que mais horas de jogatina se passam (sim, horas, este jogo tem uma média de duração bem expressiva), mais as conexões com a realidade se tornam inteligíveis e, no lugar de, somente, tomarmos conhecimento de eventos passados irreparáveis, nos vemos com a possibilidade de remediar uma grande ferida, compartilhada entre todas as personagens principais, ou perpetuar o sofrimento causado por não falarmos dos males que nos acometem com aqueles os quais amamos.
Muito mais que, simplesmente, lidar com um grande inimigo e salvar o dia, OMORI é uma história sobre superação de traumas, importância de amizades e saúde mental, escrita de forma, magistralmente, sensível e efetiva.
Por este aspecto conter muitos spoilers, não me estenderei além disso, pois, mesmo que muitos não se incomodem com qualquer revelação da história, é muito gratificante explorar OMORI por si mesmo, encontrando pessoas novas (já conhecidas), batalhando novos (antigos) inimigos, explorando as memórias do protagonista e descobrindo verdades outrora ocultadas.
こ Visuais こ
OMORI não possuí uma estética tão polida quanto a encontrada em Pocket Mirror, por exemplo. Porém, a combinação dos componentes imagéticos o faz um dos melhores já concebido através do RPG Maker. Não só o fato de todos assets do jogo serem originais, mas o uso das cores, design de personagens e interfaces serem, extremamente, coerentes e bem pensados, mas também a presença de animações fluídas com certa frequência, tornam este jogo em um primor visual.
Bosques verdejantes, povoamentos subterrâneos, castelos vitorianos, terrenos sobrevoadores, lixões contemporâneos, desertos açucarados, cassinos subaquáticos, até interiores de baleias: ambientes completamente distintos se tornam coesos, devido a um acurado uso de cores incomuns para contextos reais, que se encontram dentro do espectro que abrange azuis e verdes, além de tons de peles extremamente pálidos para as personagens tidas como humanas, entre muitos outros artifícios, assim permitindo ao jogador que se dispa de qualquer incredulidade e se imersa no mundo onírico do Headspace.
No entanto, quando somos trazidos ao mundo tangível, este acaba por ser composto de tons mais terrosos, os quais estão inseridos nas cores quentes, e também tonalidades de peles mais rosadas ou marrons, esquema de cores mais típicos em jogos, passando ao jogador uma sensação de maior seriedade em suas ações e tornando os traumas do protagonista ainda mais concretos.
Intermediando o Headspace e o mundo real, temos o Whitespace, um espaço preto e branco, no qual os momentos de maior introspecção do protagonista ocorrem. O monocramatismo de Omori perdura durante todo o tempo que passa no Headspace, o que o destoa de seus arredores, talvez como uma forma de demonstrar que Omori não pertence a tal mundo.
Em OMORI, os aspectos visuais são muito mais do que uma plataforma para narrar uma grande história: eles próprios nos contam muito dela.
も Trilha Sonora も
Outro aspecto notável é a sua composição sonora, pois, em adição a sua correlação com a trama, é mágica.
O fato de toda trilha sonora ser original já é um ponto a ser destacado, mas o mais surpreendente é sua qualidade. Em um “gênero” cujos títulos como Ib, as criações de Miwashiba (△○□×), OFF, Pocket Mirror, etc, possuem composições fantásticas, OMORI, facilmente, figura em tal pódio, se equiparando ou, até mesmo, superando muitos de seus antecessores.
Pedro Silva (mesmo seu nome sendo, estranhamente, muito brasileiro, toda fonte sobre a pessoa afirma que ela é californiana), que tem como principal projeto Slime Girls, e Jami Lynne, que já lançou músicas sob a alcunha de Space Boyfriend, uniram-se para compor mais de 100 faixas incríveis. Utilizando de instrumentos sintéticos e naturais, o time consegue exprimir precisamente as qualidades de cada ambiente em que o grupo jogável se encontra.
Ao passo que temos Trees... ou Spaces In-between, que despertam uma intensa solenidade, há também By Your Side., que aquece o coração de forma indescritível. As faixas de Otherworld têm uma sonoridade de músicas ambiente, enquanto as trilhas de Sweetheart’s Castle soam como arranjos tipicamente associados a realezas europeias. Composições que pendem para a erudição, executadas, quase somente, por instrumentos de cordas clássicos, como o piano e violino, possuem um significativo papel dentro da narrativa, o que contribuí ainda mais para o brilhantismo de tais obras (se você não acabar, completamente, destruído emocionalmente após ouvir Duet, é preciso averiguar o que há de estranho contigo). Da mesma maneira que os aspectos visuais são muito bem usados para compor os ambientes perpassados pelo jogo, a sonoplastia tem um uso tão bom quanto. A variedade de características presentes em cada uma das trilhas representa e complementa a multiplicidade dos espaços encontrados no jogo.
Não posso deixar de mencionar a música My Time, de bo en, presente no trailer da campanha Kickstarter do jogo, e as músicas da OMORI’S JUKEBOX, sendo cada uma destas arranjos oriundos de compositores diversos, inclusive uma delas, Merry CD, de autoria de Toby Fox. Tais faixas são adições incríveis ao repertório de OMORI.
り Jogabilidade り
Apesar de funcional e divertida, eu diria que suas mecânicas e sistemas são um dos pontos mais medianos da experiência de jogar OMORI. A jogabilidade não é ruim de maneira alguma, afinal, ela é essencial para a existência de OMORI como conhecemos e amamos, mas não se sobressai tanto, se comparada a outros elementos.
O sistema mais marcante é o de emoções. Cada combatente, aliado ou oponente, possui um estado emocional, sendo este, primeiramente, neutro. Através de habilidades, as personagens jogáveis e os inimigos podem fazer com que seus aliados ou oponentes sintam certas emoções, o que os fará mais fortes ou fracos contra oponentes que estão sentindo outras emoções, de jeito semelhante ao sistema de tipos encontrado em Pokémon, por exemplo. Para melhor entendimento, o esquema à esquerda explica.
Salvo o sistema de acompanhamentos (tradução livre de Follow-Ups), que permite às personagens jogáveis realizarem outra ação após um ataque normal, nada foge muito de um clássico combate de RPG por turnos a la Mother, com equipamentos, itens de cura ou buff e skills que consomem mana, as quais possuem animações fantásticas, aliás.
Unido ao combate, outro componente importantíssimo da jogabilidade é a exploração, muito usual dentre jogos RPG Maker. Explorar o mundo de OMORI, sem grandes propósitos, é um deleite por si só, pela riqueza de detalhes encontradas neste universo. Agora, com as missões secundárias dispostas ao longo da jornada, este processo fica ainda mais recompensador. Há alguns minigames aqui e acolá, mas não vejo nenhum como algo mais que relativamente distrativo.
おや Conclusão おや
Sua longa duração e preço salgado (saindo por R$ 38 na Steam, única plataforma na qual foi disponibilizado, até então) são intimidadores, a princípio, mas podem ter certeza: OMORI é uma experiência inesquecível para àqueles que se deixam consumir por esta obra.
Visuais únicos e deslumbrantes; trilha sonora diversificada e impecável; jogabilidade divertida e prazerosa e, acima de tudo, uma das histórias mais emocionalmente devastadoras já contadas através de um jogo RPG Maker, posso garantir que, na minha perspectiva, vale cada segundo de seu tempo e centavo de sua compra.
すみ Campanha do Kickstarter すみ
Algo fascinante sobre o desenvolvimento de OMORI foi a campanha de financiamento coletivo realizada por meio da plataforma Kickstarter para que se houvesse a possibilidade de OMORI ser lançado com o polimento desejado pela equipe.
Considerando o nicho bem delimitado que é o RPG Maker, é, no mínimo, inesperado que um jogo feito na engine pudesse chamar a atenção de tantos, a ponto da meta original de $22.000 ter sido, facilmente, ultrapassado pela quantia final de mais de $203.000, valor quase 10x superior aos “míseros” $22.000.
Interessante notar que a data de lançamento estipulada pelos desenvolvedores era no início de 2015, e só fomos receber o jogo completo no final de 2020, mais de 5 anos depois. Nitidamente, a equipe passou por inúmeros contratempos durante o desenvolvimento de OMORI. Antes do lançamento, as expectativas dos apoiadores eram, justificadamente, baixas. Comunicação esparsa, vagueza e pouca quantidade de atualizações fizeram muitos acreditarem que o jogo não corresponderia às expectativas deixadas pelo trailer, ou que talvez nunca fosse lançado, se juntando às incontáveis campanhas mal sucedidas do Kickstarter.
Com a perspectiva que temos pós-lançamento, é difícil pensar que OMORI poderia acabar como um fracasso, mas, se olharmos de um ponto de vista de quem apoiou desde o início, as probabilidades eram grandes.
Um detalhe que, por menor que pareça, foi prometido na campanha e que me fez falta na versão final é a capacidade de escolher os nomes e gêneros das personagens jogáveis. Aumentaria, fortemente, a imersão se pudéssemos escolher o gênero do protagonista de acordo com qual dos gêneros binários nos identificamos mais. Mesmo que não houvesse a inclusão de gêneros não-binários, acredito que faria uma diferença enorme para uma gama de jogadores.
Tradução para PT-BR
Olá, corpses! Hoje mesmo, dia 12 de abril, foi lançada a tradução de OMORI, pela qual a equipe OMORI Brasil é responsável, e, por conta disso, acho muito importante divulgá-la aqui, não só pelo fato de um dos grandes focos da Zero Corpse é regionalizar jogos RPG Maker aqui para o Brasil, mas também para incentivar o cenário de traduções para o português brasileiro.
Para baixar os arquivos de tradução, é preciso que vocês cliquem no link abaixo e sigam os passos informados pela página. Também será disponibilizado outro link abaixo, sendo este um tutorial de como instalar a tradução, feito pela própria equipe que traduziu o jogo.
Compre na Steam (disponível em inglês e japonês)
Tutorial de instalação da tradução
-St⛤ri⛤
Eu to um pouco perdida, são outras pessoas que irão traduzir Omori e Angels of Death ??
ResponderExcluirOie! Então, tanto OMORI quanto Angels of Death estão na blacklist de traduções, pois são publicados pela Playism, empresa esta que teve desavenças com a Mei (ex-líder da ZC) na passado e, por isso, não concede permissões à equipe. Mas tá rolando sim uma tradução BR de OMORI por outro equipe, e, de acordo com o twitter deles, vai ser lançada dia 12/04
Excluirpoderia mandar o link?
ExcluirAgora, o link está logo no final da postagem.
ExcluirNão me aprofundei tanto no jogo, ainda nem baixei, mas através do "destrinchar" abordado, tive curiosidade de pesquisar alguns elementos do jogo como; Música, ambientes, exploração e os personagens. Os personagens são incríveis. Uma história bem ritmada que com bons elementos da categoria, sou leigo no tema, mas pelo que li, me deu vontade de passar mais tempo com o pessoal de casa uasdhasusa...
ResponderExcluirQue bom meu texto te instigou a jogar! Essa é uma das minhas principais intenções com ele em primeiro lugar, introduzir e levar pessoas a jogarem essa maravilhosidade que é OMORI <3
Excluireu não acho que ele quis jogar o jogo mano
ExcluirPosso perguntar aqui, mas o omori é um jogo japonês?
ExcluirBom, não é. Ele foi desenvolvido por um time estadunidense, mas a inspiração da cultura pop japonesa é evidente nele, tanto que uma das metas do Kickstarter do jogo foi a localização para o Japonês, a qual foi, felizmente, alcançada, por isso que temos o jogo disponível no idioma nipônico desde seu lançamento.
ExcluirÉ um pouco decepcionante que não tenham incluído a mecânica de Gêneros do personagem principal, mas foi pensado e até desenhado! Tanto que se vc falar com umas das "bruxas" que ficam dentro da baleia no ultimo dia, ela te dá um poção que transforma Omori em menina, não dá muito diferença (eles adicionam umas maria-chiquinhas e é isso). Mas mesmo que não tenham adicionado tudo que prometeram no jogo, ele realmente ficou acima das minhas expectativas, um jogo em mundo aberto e cheio de coisas pra fazer e lugares escondidos que te permitem aprofundar mais ainda na história era algo que eu não esperava kakaka, o que me faz pensar que se o jogo não tivesse sido concluido eles poderiam adicionar umas atualizações aqui e acolá e talvez aprofundar mais o white space? Adicionar mais memorias talvez, sinto que não conheci tanto a Mari a não ser pela visão do Omori. Enfim, com certeza tá na minha lista de favoritos junto com Undertale, só tô na espera da tradução pra re-jogar o jogo de novo embora tenha concluído todos os finais.
ResponderExcluirAgora que você comentou o fato de haver registros das possibilidades de gênero para a personagem principal, percebi que podia ter colocado uma das imagens promocionais da época, uashaus. Mas a escolha dos gêneros iria além do Omori, o jogo ia te permitir escolher o gênero e o nome de todas personagens do time jogável, o que permitiria muitas possibilidades, mas, de um ponto de design e comercial, acho que seria, realmente muito difícil de aplicar. Sobre expectativas, eu cheguei a me informar sobre o jogo algumas vezes em seu desenvolvimento, mas não entrei de cabeça, e mesmo se tivesse, o produto final superaria minhas expectativas de qualquer jeito, asuhaus. Eu não acho que a Mari tenha sido mal desenvolvida, mas, como você falou, também senti falta dela ser mais ativa no Headspace. Inclusive, tem uma cena excluída do jogo final que ela acompanharia Omori até a casa de Basil, e eu gostaria muito que a cena fosse incluída de alguma forma. De uma perspectiva analítica, eu não conseguiria elencar OMORI sobre Undertale e vice versa, mas, de uma perspectiva emocional, acho que gosto mais de OMORI, não sei, narrativas dramáticas como a de OMORI são as minhas favoritas, ainda mais quando falem de amizade, irmandade, etc. Enfim, amei seu comentário <3
ExcluirSó esperando uma promoção no Steam pra comprar, obrigado pela recomendação!
ResponderExcluirDe nada! Eu tbm fico só por promoções com praticamente qualquer jogo na Steam hahahaha
Excluircomprei o jogo que eu fiquei anos esperando lançar e eu iria me sentir uma traidora se eu pirateasse ksksks
ResponderExcluirmas NOSSA, 3 dias dps que o jogo lançou já tinham crackeado
Entendo super teu sentimento, mas não julgo quem joga jogo pirateado, ainda mais no Brasil, onde os jogos custam absurdos. E a pirataria é assim, inclusive tem um site pra se saber se certo jogo já foi crackeado ushaush
Excluirto tão feliz que vocês voltaram a postar <3 tava morrendo de saudade, vivo vendo as coisas antigas do site então ter atualizações me deixa super animada, parabens pelo trabalho incrivel
ResponderExcluirFico contente que meu post tenha te deixado feliz <3 Eu também acompanho o blog assiduamente, teve épocas que eu acessava o ZC diariamente para ver se tinha postagem nova. E posso te dizer que o blog nunca entrou definitivamente em hiato, só houve épocas em que os posts eram mais frequentes, já que a equipe não tinha um cronograma fixo, assim passando a impressão de que o blog esteve meio inativo atualmente, mas pode ter certeza que continuaremos a postar e traduzir (a não ser que ocorra alguma tragédia com todo o pessoal uashau).
Excluiraweee <3 <3
ExcluirMais um jogo incrível, obrigado Zero Corpse ^^ ! E falando nisso, vocês pretendem traduzir o reboot de Wadanohara e o Grande Mar Azul?
ResponderExcluirComo eu não faço parte do time de tradução, não posso afirmar com toda certeza, mas acredito que estejamos à espera de uma tradução do reboot do japonês para o inglês, pois nenhum dos tradutores conhecem o suficiente de japonês para traduzir um jogo deste idioma direto para o português.
ExcluirQue fofura, só pelo post e pela forma de responder os comentários dá para ver que Staria é coisinha fofa demais, espero que o jogo desperte o mesmo sentimento rs
ResponderExcluirAi, assim eu derreto <3 E sim, o jogo é uma fofura, apesar de ter momentos bem assustadores e desconfortáveis, aquece muito o coração ver a amizade entre o grupo principal
ExcluirNossa, eu nunca comentei muito aqui, mas eu acompanho as postagens desde criança e eu joguei OMORI há algum tempo e foi um dos melhores jogos q já joguei, então fiquei mt feliz de ver q vcs recomendaram ele aqui :) adoro as resenhas de todos do blog!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado da minha resenha, assim como de todas postagens clássicas da ZC! E OMORI também é um dos meus jogos favoritos, não teria como não escrever nada sobre ele, ainda mais que ele se encaixa muito no estilo do jogo que é recomendado por aqui
Excluirto super ansiosa pra comprar esse jogo !!!
ResponderExcluirCompra quando puder que vale super a pena!
Excluiresse jogo é pago no zerocorpse?
ResponderExcluirBom, o jogo é pago sim, custa R$ 38, e você só o compra na Steam, loja e biblioteca online de jogos. Mas seria muito legal se a ZC tivesse uma loja de jogos de terror, ahushas (o que tem 99,9% de chance de nunca acontecer).
ExcluirOi. Muito legal sua publicação sobre o jogo. Comprei pro meu filho e ele não está sabendo como salvar seu progresso. Saberia dizer como salvar o jogo?
ResponderExcluirOi, fico feliz em saber que você gostou da postagem! Para salvar seu progresso, você precisa interagir com a cesta de piquenique da Mari. Quando a interação for feita, o jogo te perguntará se você quer salvar ou não. Escolha yes ou sim, se estiver jogando o jogo em português, e escolha um de três espaços de salvamento disponíveis.
ExcluirP.S: achei muito fofo um pai interessado nas atividades do seu filho, espero que seja isso mesmo.
Outra coisa! Quando um desses espaços já estiver preenchido, escolhê-lo de novo para salvar te perguntará se você quer sobrescrever o salvamento anterior. Se você escolher que sim, seu salvamento anterior será substituído pelo atual, então cuidado.
ExcluirUm pouco tarde, mas bem - vinda! Gostei muito do seu blog, achei bem informativo para pessoas que não sabem nada sobre o jogo.
ResponderExcluirAguardo mais posts e traduções, admiro o trabalho de vocês. Minha pré - adolescência foi jogar jogos traduzidos por vocês
Obrigada! Não importa quanto tempo tenha passado, fico feliz pelas boas vindas, faz sentir de verdade que eu faço parte da ZC agora. E me identifico muito contigo, o período que eu mais joguei RPG Makers e conteúdos relacionados foi na minha pré-adolescência
Excluireu acompanho o jogo desde 2015 ent dá pra imaginar já o quanto eu tenho vontade de jogar, né?
ResponderExcluirmas o preço tava me fazendo enrolar.... e isso durou mais ou menos 6 meses mas quando eu vi esse post o hype voltou em mim com tudo c:
essa semana vi um desconto e comprei! tô super animada!
ótimo post, de verdade!!
Que legal que alimentei o seu hype, pode ter (quase) certeza de que ele não será desapontado! E obrigada pelos elogios
Excluirse eu quiser jogar em ingles dps, tem como tirar a tradução?
ResponderExcluirBom, de acordo com o vídeo que você pode acessar clicando em "Tutorial de instalação da tradução", existe uma aba no menu de opções do jogo denominada "MODS", onde você pode escolher se quer deixar a tradução habilitada ou não. Se, por algum motivo, isso não funcionar, você pode retirar os arquivos de seu save encontrados no arquivos locais do jogo, reinstalá-lo e colocar os arquivos de save na sua respectiva pasta novamente
ExcluirEu não consigo achar onde eu salvo o jogo. Vocês sabem? Tem uma parte específica do jogo pra poder salvar? (É urgente)
ResponderExcluirEm um dos comentários acima, eu já respondi essa dúvida. Só dar uma olhada que você acha
Excluireu to clicando no link pra baixar em português e n esta abrindo o site pra baixar!!! o que eu posso fazer pra baixar em portuês e jogar?
ResponderExcluirBom, no link disponibilizado para download, a única coisa que está disponível são os arquivos para que você modifique uma cópia do jogo original, a traduzindo. Para obter o jogo, você precisa comprá-lo na Steam (ou baixar uma cópia não-oficial, mas nesse post você não encontrará links para download de versões pirata). Era essa sua dúvida?
ExcluirTentei crackear por outro site e só dá tela preta, aí vim aqui pra ver se tinha e pelo jeito vou ter que ficar só nas gameplays do youtube, sou tao triste
ResponderExcluirmeu jogo fica em tela preta, o que eu faço?
ResponderExcluirOpa, tudo bom. Eu queria saber como colocar um novo save sem estragar o save anterior. Pode me ajudar?
ResponderExcluirLx
ResponderExcluira traduçao nao serve pro omori do xbox game pass?
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