Afinal, os aliens são eles ou somos nós?
"Four Eyes" é um jogo de aventura e sci-fi desenvolvido no RPG Maker VX Ace por
Whiona (Opal Starlight), lançado em fevereiro de 2017, contendo dois finais: um normal e um secreto. Sua duração é de uma a uma hora e meia, dependendo da rapidez do jogador ao resolver os puzzles durante a jogatina.
"Os humanos e uma raça alienígena estão em guerra. Jett Sherazi é o capitão de uma nave em missão de entregar mísseis para o ataque ao inimigo, mas as coisas tomam um rumo diferente quando ele e um alienígena invasor são jogados -acidentalmente- em um planeta inabitado."
Four Eyes é um daqueles jogos em que você anseia o final por conta da história dos personagens, e não necessariamente por conta do que está acontecendo em um contexto geral. O roteiro do jogo é bom, a história é bem construída e os personagens, ao longo da gameplay, vão se desenvolvendo cada vez mais tanto em personalidade quanto ao mostrar para o jogador quem eles realmente são.
A história de Four Eyes é bem mais focada nos personagens do que no contexto geral em si, porém, mesmo focando bastante nos personagens ele dá um bom entendimento do que está acontecendo fora dali. O clima entre Jett e Toa -que basicamente desenvolvem a história ao longo do jogo-, consegue ser afetado pela guerra lá fora, ainda mais por conta dos segredos que cada um esconde um do outro.
Acredito que isso, com toda a certeza, é o ponto alto do jogo: estabelecida uma relação de confiança entre as personagens, eles revelam o porquê de realmente estarem ali e mostram seus objetivos em trabalharem juntos, além do arrependimento por algumas escolhas feitas no passado.
Em suma, o roteiro cumpre o desejado, além de nos mostrar algumas surpresas durante o andamento da história, mudando totalmente o rumo em que o jogador pensa que ela pode terminar. Four Eyes é um jogo que foge bastante dos filmes ou os próprios jogos que mostram uma guerra alienígena, também nos mostra um outro lado da relação entre humanos e aliens.
Os gráficos de Four Eyes são surpreendentemente muito bem feitos e detalhados, eles dão uma ótima ambientação alienígena para o jogo. Tanto os sprites dos personagens quanto os próprios gráficos mesmo mostram isso. Tudo parece ter sido bem pensado para que ele passasse essa aura de tecnologia alienígena avançada.
Os gráficos, personagens, trilha sonora e história de Four Eyes fazem com que ele seja um jogo que valha a pena de ser jogado, especialmente pelo fato de tudo se encaixar perfeitamente, criando a atmosfera perfeita. Uma das coisas que ajudam nisso é a trilha sonora do jogo, a forma como é tocada faz com que essa vibe sci-fi fique ainda mais evidente.
Porém, o ponto mais alto do jogo ainda sim é o desenvolvimento dos personagens e as relações entre eles durante todo o jogo. Por mais que seja uma gameplay curta, ainda sim é interessante ver como os personagens que estão ali são cheios de ambições, além de querer passar uma mensagem para o jogador. Afinal, quem são os aliens? Eles, ou nós?
Setas do teclado: movimentam os personagens.
Z / Enter: interage com os personagens e o ambiente.
X: abre o menu dos personagens
S: é usado para a troca de personagens.
Não há nada de muito inovador na jogabilidade, porém essa mecânica de troca de personagem é uma coisa que foge um pouco do comum em jogos de RPG Maker. É uma das mecânicas mais interessantes do jogo, afinal você só conseguirá passar de certas partes se usar alternadamente os Jett e Toa.
A versão traduzida para o português foi disponibilizada pela Irisu e pode ser baixada
aqui.
O detonado foi traduzido pelo Megazao.
Antes de acabar o post com o detonado, queria dar os créditos a Nana pelas imagens que eu usei para montar o post, além do esforço dos dois tradutores para que essa postagem saísse! Além disso, gostaria de pedir desculpas pela inatividade aqui no blog. Sei que faz muito tempo que eu não apareço, mas parte disso foram por causa da falta de tempo e alguns problemas internos meus. Espero estar trazendo mais posts à partir de agora para vocês! Com amor: Letty <3.
[Nightingale]
Para resolver o puzzle da caixa trancada no quarto do Jett, investigue seu criado mudo, e então os seguinte objetos, em ordem:
1 - Revistas
2 - Impressora
3 - Abajur
4 - Porta retratos (na cômoda)
Cada um dos quatro números da combinação esta escondido no dialogo dele ao investigar estes objetos. Digite os números na ordem listada acima para abri-la. Se não quiser resolver esse puzzle, o código é este 4289.
[Ilhas]
Entre na caverna com uma pedra na entrada no canto inferior direito do mapa. Volte para o local do acidente e investigue com o Toa. Assim que o dialogo acabar, corra para a caverna e interaja com o terminal (se o tempo acabar, interaja com o local do acidente novamente). Mude para o Jett, ligue-o, e vá para o lado direito da caverna. Lá, investigue o terminal dentro da área que você acabou de desbloquear. Saia da caverna e você poderá sair pelo sul através da ponte que você acabou de criar. Quando você chegar na segunda caverna, resolva o puzzle da seguinte forma: (você pode sair e voltar para reiniciar caso faca algo errado!)
Quando você passar pelas pedras, com o Jett, fique em cima do painel cinza no meio da sala para que ele fique azulado. Entre no aparelho de teleporte no topo da sala e toque o painel localizado na plataforma que ele te levou, assim ele também ficara azulado. Use o teleporte para voltar e enfim interaja com o o terminal, que agora deve estar azulado, no lado esquerdo da sala. Se voce sair apos a cena, vera que somente metade da ponte esta ativa. Para ativar o resto dela, repita o procedimento que você acabou de executar, porem com o Toa.
Na próxima ilha que você chegar, use o Jett para investigar o computador. Troque para o Toa e investigue o painel e a maquina preta, e então retorne para o computador. Quando ele digitar a senha, troque para o Jett e ative o terminal que estará azulado.
Continue pelo caminho até você alcançar um terminal roxo, que o Toa deve ativar. Quando você chegar na ilha sem saia, haverão alguns botões escondidos nela. A colina de aparência similar que você viu antes, com flechas roxas e azuladas apontadas em sua direção, mostra respectivamente onde Jett e Toa devem ativar os botões escondidos na ilha.
Siga em frente até você encontrar outra caverna com uma pedra em sua entrada. Use o Toa para empurra-la, entre. No canto superior esquerdo da caverna, perto de um grande terminal, esta um gerador. Use o Jett para examina-lo. Depois disso, examine qualquer pedra dentro da caverna. Troque para o Toa e use-o para quebrar pedaços das pedras, e então use a maquina no canto inferior direito para descobrir qual e uma fonte de energia. Quando você fizer isso, troque novamente para o Jett e examine o gerador mais uma vez. Quando a energia for restaurada, examine o terminal, e então cruze a pequena ponte que você criou e ative o terminal.
Saia da caverna e vá para a esquerda para usar as escadas recém criadas, e siga em frente.
[Cachoeira]
Troque para o Toa e se aproxime do penhasco no seu caminho. Há uma série de saliências que começam no lado direito do penhasco. Use-as para escalar o penhasco e entre na caverna.
Dentro da caverna, pegue os dois cilindros azuis. No meio da sala, existem duas maquinas iguais com uma esfera no topo. Interaja com ambas. Saia pela parte inferior direita da caverna e interaja com o modulo de hibernação vazio. Você vai obter o Controle Estranho. Examine a caixa pequena que tem algo escrito, que esta na no topo da sala, ate que a caverna fique azul e a tela trema. Saia da caverna e se reúna com o Jett, e então suba na escada recém criada.
Continue ate você alcançar a segunda caverna, que tem lasers bloqueando seu progresso. Para desativar o primeiro conjunto deles, use o botão na parede no canto superior esquerdo. Troque para o Toa e use-o para examinar o segundo conjunto. Ele pode levitar através deles para desativa-los do outro lado. Resolva o puzzle da seguinte forma:
Troque para o Jett e examine o robô. Troque novamente para o Toa e leia as instruções na placa ao norte. Volte para a caverna com a maquina com uma esfera. Use qualquer um dos dois para examina-la, e então volte para o robô e interaja com ele novamente. Saia da caverna.
Siga o caminho ate você encontrar varias saliências em um penhasco, similar aqueles que o Toa escalou no começo desta área. Troque para o Toa, suba o penhasco, e ative a maquina no topo. Desça pela escada e suba usando a que você criou a esquerda da cachoeira.
Quando você entrar na terceira caverna e o caminho se dividir, siga pela direita ate você estar do lado de fora novamente. Com o Jett, examine a maquina cilíndrica. Volte para dentro da caverna e quebre um pedaço da pedra azulada (chamada agora de alokite) com o Toa. Volte para a maquinha cilíndrica, coloque a amostra de alokite na mesma, e use a bateria que você acabou de criar no terminal desativado na sua esquerda. Use o Jett para ativa-lo.
Volte para dentro da caverna e pegue o caminho para o norte desta vez. No topo da cachoeira, cruze as pontes que voce criou.
[Laboratório]
Aproxime-se do terminal no meio da sala. Cada um dos três lados dele, quando examinados, vão mudar a cor do painel naquela direção de vermelho para cinza por alguns segundos. Mude todos os três painéis para cinza e corra para pisar neles e deixa-los azulados antes que o tempo acabe. Quando todos estiverem ativados, você pode usar o terminal na parte inferior da sala. Isso abrira uma porta no canto superior direito, pelo qual você poderá prosseguir.
Siga pelo laboratório, porém procure maquinas que irão lhe questionar se você quer desligá-las, então desligue-as. São 3 no total.
Quando você alcançar este console, ele deixara você apertar um botão verde caso todas as máquinas tenham sido desativadas.
Nesta parte, se você tiver atingido os requerimentos para o final secreto, você deve escolher qual caminho você deseja prosseguir. Depois que a holo-Irene se junta a você, examine o terminal brilhante ao sul. Volte para a sala com o sangue roxo e examine o conjunto de gavetas no topo da sala com o Jett. Você terá os cartões que precisara para seguir pelo laboratório.
Para descobrir quem deve ter qual cartão, e os números de departamento, examine a cidade em miniatura com a irene na mesma sala dos cartões. Também examine os computadores no lado esquerdo do corredor onde Irene se juntou a você. Se você quiser a resposta sem procurar, ela está aqui: Odith Malix Katond do departamento 149
Volte para o terminal e, usando o Jett, escaneie o cartão correto e digite o numero de departamento. Vá para o sul e interaja com o Toa, que estará em um banco na parte inferior esquerda da sala. Você será então transportado para o começo do laboratório. Vá para o sul e tente sair. Vá para o noroeste e volte para a sala coberta de sangue. Examine o armário no canto superior direito, perto da gaveta onde você encontrou os cartões, para conseguir um tubo de vidro.
Volte para a sala em que você encontrou o Toa dormindo e use-o para conseguir o pedaço de alokite. Volte para o corredor e entre pela porta no norte.
Nesta sala, existem pequenas aberturas entre as plataformas pelas quais o Toa pode levitar. Troque para ele e siga pela plataforma da esquerda primeiro. Examine a maquina cilíndrica e insira o tubo de vidro e a amostra de alokite para conseguir uma bateria grande de alokite. Volte para o meio da sala e siga pela plataforma da direita. Insira a bateria dentro da maquina. Use o Toa para examinar o computador no meio da sala. Siga pela porta recém desbloqueada no norte.
[Final Secreto]
Para obter o final secreto, existem três passos a serem seguidos.
1 - Depois de resolver o puzzle em Nightingale, ao invés de ir direto para a estação de carga, volte para a ponte e fale com a Irene. Va para o canto inferior esquerdo da ponte e use a maquina de cafe. Traga o copo de café para Irene. Siga para a estação como de costume.
2 - Use o Transmissor de Comunicação pelo menos dez vezes ao longo das áreas da ilha e da cachoeira. Você vai saber quando usou vezes o suficiente pois novas linhas de dialogo vão aparecer no começo da décima ligação.
3 - Se você seguiu os dois primeiros passos, uma janela com uma escolha vai aparecer durante a cena em que o Jett desliga os jammers no laboratório. Escolher a segunda opção vai te levar ao final secreto.
.
.
.
O que você ainda está fazendo aqui, huh? Quer mais?
.
.
.
A força tem suas próprias fraquezas (Akutagawa Ryunosuke)
-Letty.
Ele não tinha sido postado antes??
ResponderExcluirOu vcs só postaram algo sobre ele?Ah buguei...
Pois lembro que bem antes postaram algo sobre esse jogo "Four Eyes" não sei se foi tradução ou crítica do que acha sobre o jogo. Eu hein...
eles tinham postado o jogo antes , pelo que sei, mas não estava traduzido para o português
ExcluirOmg esse jogo traduzidooo <3 /morre
ResponderExcluirMANO DO CEU JOGUEI
ResponderExcluirFOI LINDO DEMAIS
O MEU DEUS DO CEU
CHOREI MUITO/]
OBREGADO
Eu estava esperando uma nova postagem! <3
ResponderExcluirPor mais que eu saiba que os post's são normalmente mensais, eu olho todo dia. rs
Joguei o comecinho e já to amando - amando mais ainda o Toe, que coisa fofa que ele é - muito mesmo!
Beijão para você Letty, que fez o post, e também para Irisu, que fez a tradução linda! E é claro que também para Megazao que fez o detonado totoso'. quq
Lhes amo! aaaa sz
Oh, céus isso é um sonho???!!!
ResponderExcluirEu realmente estava atolada em provas e acabei não vendo esse post no dia que ele saiu, BUUUT JESUS THIS IS SO GOOOOOOOOOOOOOOOOD.
Estou extremamente feliz, tenho que agradecer imensamente a equipe que traduziu esse jorginho <3
GENTEEEE ESSE JOGO É MUITO AMAZING!!! Mds, muito obrigada por traduzirem o jogo, a tradução ficou OTIMA!!
ResponderExcluirEu morri com os dois finais, mas o meu preferido foi o secreto. SO BIUTIFUL!!!
Depois perguntam pq eu amo esse site. MUITO OBRIGADA PELA TRADUÇÃOO S2
Finalmente <3
ResponderExcluirAMEI O JOGO, muito obrigada pela tradução, eu amo o trabalho de vocês <3
ResponderExcluirEles dois são muito fofos aaaaa, amei o jogo
ResponderExcluirQUE FINAAAAIS
ResponderExcluirNem acredito que terminei os dois ainda hoje. Meu preferido continua sendo o normal, mas foi divertido (e fofo) seguir a rota do secreto. Admito que desde o comecinho eu shippei o Jett com o Toa kkkkkkkkkkk
Obrigada por traduzirem!! <3
Nossa já tô ficando sem esperança a tradução de The Sandman ainda está em 60% desde o ano passado mas adorei a tradução desse jogo
ResponderExcluirAAAAAAAA,meu coração disparou na parte final, eu quase chorei de felicidade
ResponderExcluirBoaaaaaaa final épicooo, voces sempre conseguem traduzir impecavelmente, vocês estão tendo dificuldades com pocket mirror?? alguma previsão de qunado sai???
ResponderExcluirCOMO FAZ PARA SALVAR O JOGO ?
ResponderExcluirEsse jogo parece ser massa, vou aderir
ResponderExcluirAliás, tem um jogo que lançou recentemente mas que também é bem interessante. O nome é Shroom Soup e é sobre uma garota qur toma uma sopa amaldiçoada de cogumelos, e então acorda num mundo onde tudo e todos estão sendo contaminados por cogumelos. Só uma sugestão pra traduzir ^^
Esse jogo superou minhas expectativas, mas ainda prefiro Ao Oni.
ResponderExcluireu amo esse blog , mesmo q demore para sair algo , quando sair eu sei que será algo gostoso de se ler
ResponderExcluirMano eu amei jogar esse jogo! eu jurava q ia ser ruim, mas se vc tbm pensa assim q vai ser ruim baixa pfv baixa q vc vai ver q é a uma das melhores coisas q o ser humano já criou
ResponderExcluircomo faz pra conseguir o final secreto?
ResponderExcluirJOGO LINDO AA
ResponderExcluirque jogo booooom, recomendo owo
ResponderExcluirMuito bom esse jogo <3,mas jogos assim <3,historia linda e maravilhosa,apaixonei *-*
ResponderExcluirEU FIQUEI COMPLETAMENTE NO CHÃO QUANDO ELES SE BEIJARAM NO FINAL
ResponderExcluirTENHO QUE PROCURAR MAIS JOGOS ASSIM <3333
OBRIGADA AO PESSOAL DA ZERO CORPSE PELO MARAVILHOSO TRABALHO
AMO VOCÊS
AAA COMO CONSEGUE O FINAL SECRETO
ResponderExcluirJA TENTEI 3 VEZES ;-.
AAAAAAAAAAAAAAA QUE JOGO INCRÍVEL <3
ResponderExcluirMuito obrigada pelo trabalho duro de traduzirem! Vocês são incríveis <3
Não abre no Android ;-;, usei o emulador Neko e apareceu que alguns arquivos nao eram suportados, ahhh queria jogar
ResponderExcluir