"Bem Vindo ao Mundo deste lado"
Phenomeno (Phenomeno - Mitsurugi Yoishi wa kowagaranai) é uma visual novel japonesa produzida e distribuída gratuitamente pela Nitroplus, lançada em junho de 2012 exclusivamente para o Windows com duração média de 1-2 horas, adaptando o primeiro "caso" do primeiro volume da light novel de mesmo nome, escrito Hajime Ninomae e com ilustrações de Yoshitoshi Abe. A obra foi finalizada com 6 volumes.
Embora nunca tenha sido localizada para outro idioma oficialmente, o sucesso da obra entre os fãs deu lugar a uma série de projetos para traduzirem-na em diferentes línguas, tais como inglês, espanhol, português, italiano e russo.
Sinopse
Nagito Yamada é um estudante fascinado pelo ocultismo que se muda para Tokyo para cursar uma universidade. Procurando um lugar barato para se viver, ele acaba alugando uma residência no meio do nada conhecida como "A casa que realiza desejos". Depois de alguns dias, ele começa a escutar rangidos que o perturbam no meio da noite, sem explicação aparente, até que certa manhã, ele descobre um 七 (7) cravado em uma das paredes da casa. Uma contagem regressiva então começa, noite após noite. Desesperado, Nagito procura ajuda de "Ikaigabuchi" um site de ocultismo que ele regulamente frequenta.
Enredo
O enredo de Phenomeno já é bem manjado: um garoto que muda-se para um residência mal assombrada e recorre ajuda de especialista no assunto. Apesar disso, a escrita de Hajime consegue nos envolver em uma história que apesar de conhecida, é bem arquitetada para os momentos de tensão e reviravoltas. Talvez o maior demérito seja o tempo insuficiente para desenvolver qualquer personagem da trama, o que é uma pena, já que eles são carismáticos. Principalmente quando se trata de Yoishi, uma figura essencial para o desenvolvimento da trama.
O protagonista reage a tudo com grande desespero. Ele não é um completo covarde como muitos podem alegar. Ele acabou de sair da casa dos pais, esta vivendo em uma cidade grande pela primeira vez e ainda por cima começa a morar em um casa que não lhe representa segurança. Suas reações são completamente compreensíveis. Irônico é apenas o fato de que quando ele experimenta uma experiência paranormal pela primeira vez, todo o charme e encanto do desconhecido transforma-se em medo e desespero. Novamente: Compreensível.
Sonoplastia
A sonoplastia é o grande diferencial entre ler a light novel e "jogar" a Visual novel: Cada ruído, música e efeito sonoro é de grande qualidade e ainda amplificam a um nível absurdo a imersão que a escrita consegue nos proporcionar. Tanto nos momentos de tranquilidade quanto nos momentos mais tensos, a sonoplastia consegue nos passar a sensação de estarmos na pele do protagonista. A experiência poderia ficar ainda melhor se contivesse com alguma dublagem. Uma pena.
Ambientação
As ilustrações de Yoshitoshi Abe são lindíssimas, delicadas, detalhadas e rebuscadas, o mesmo responsável pelo design dos personagens de Serial Experiments Lain. Elas que dão vida aos personagens da obra. Curiosamente, o protagonista em momento nenhum é mostrado. Talvez para passar a sensação de estarmos naquela situação.
Experiência Pessoal
Na época que eu "joguei" Phenomeno, eu estava bem interessado em Visual novels, apesar de só ter "jogado" Saya no Uta até aquele momento, que aliás tem post da Neil falando sobre o mesmo. Degustei-me da obra no meio da madrugada, sozinho e sem nenhum tipo de distração próximo a mim. Em questão de 1 hora e meia, eu estava simplesmente em choque. "Acabou? COMO ASSIM ACABOU??? EU QUERO MAIS!"
A experiência que Phenomeno proporciona é muito satisfatória e sua atmosfera é absurdamente imersiva. O único ponto negativo é justamente o de não haver um continuação, apesar de ser "quase" auto-conclusivo. Digo quase por permanecerem algumas questões em aberto no final, mas dá para relevar.
Recomendado-se jogar no meio da madrugada, sozinho e em silêncio. Sério, façam isso.
(Senha: ohayoscans. Créditos ao Ohayo Scans.
Para instá-lo, simplesmente abra o .rar e substitua os arquivos do original.
Depois instale o "PhenomenoTr" para que a fonte funcione.)
Para instá-lo, simplesmente abra o .rar e substitua os arquivos do original.
Depois instale o "PhenomenoTr" para que a fonte funcione.)
~Bell Kalengar
Ficou maravilhosamente bom <3 <3 <3
ResponderExcluirObrigado Beuren!♥♥♥
ExcluirAdoro jogos macabros, vou jogar esse sem dúvidas! Obrigado pela recomendação.
ResponderExcluirEu não diria que a vn é macabra...
ExcluirPelo que você contou, eu jurei que seria mais puxado para o macabro. Mas estou jogando o começo e estou gostando bastante.
ExcluirOlha, eu não faço nada de madrugada....eu tenho um medo absurdo dela,para mim os moveis começam a se contorcer e as paredes se movem. Mas, o jogo parece legal! Juro que eu vou tentar, mas eu tenho uma dúvida. Qual seria a classificação indicativa dele?? Tendo em vista que Saya no Uta é +18.
ResponderExcluirÉ bem de boa o game para ser sincero. Não tem nenhuma imagem grotesca ou coisa do gênero. O máximo são alguns sustos.
ExcluirObrigado pela resposta, vou jogar com certeza!
ExcluirNossa, me interessei o.o Parece o tipo de jogo que eu gosto de jogar haha. Eu tenho a impressão que já joguei um RPG com a mesma premissa, mas não com tanto design, mais simples só que não consigo me lembrar. Ótima postagem ^^
ResponderExcluirDessa vez não fui a primeira ;-;
ResponderExcluirMas tudo bem
O jogo parece MUITO bom
Definitivamente vou jogar
Apesar de não jogar muito visual novels
Só eroges :p
E ainda tem em português<3
Quando terminar volto dizer o que achei<3
Oi pessoal da Zero Corpse, adorei o seu trabalho em traduzir jogos, baixei o arquivo do jogo Phenomeno e fiz todos os procedimentos necessários, mas na parte da letra eu fiz como a adorável Bell indicou: "Depois instale o "PhenomenoTr" para que a fonte funcione"; mas não consegui fazê-lo. Será que poderiam me indicar algo mais para funcionar?
ResponderExcluirBjs
Você não conseguiu instalar a fonte? Ou depois de instalado a fonte não funcionou?
ExcluirPs: Eu sou um cara...
Phenomeno... eu tenho sentimentos muito contraditórios por essa visual novel xD
ResponderExcluirLembro de ter jogado ela porque era um dos únicos projetos acabados, traduzir jogos dá um trabalhão, visual novel que é feito de texto então, mais ainda; então não é surpreendente o número de projetos inacabados ou abandonados que a gente encontra quando vamos procurar :/ eu passei uma noite jogando Phenomeno, porque não estava sozinha, e meus pais não paravam de interromper a minha jogatina kkkk mas lembro de ter ficado com o coração acelerado, e apavorada, e ansiosa pra saber mais, ao mesmo tempo que com medo de saber mais. Foi engraçado, quando parei pra pensar nisso um tempo depois, mas passei dias com esse jogo rodando pela minha cabeça, e com medo de olhar para rachaduras nas paredes e para espelhos embaçados e ver coisas. A mente humana, sempre criativa não é mesmo?
Mas eu parei de pensar nisso, e não tinha pensado... até agora. Obrigada por me relembrar kkkk
PS: alguém da zc sabe o que aconteceu com a ohayo scans? O blog deles saiu de ar, e eu nunca mais ouvi falar deles. Mesmo que a resposta seja não, valeu por ler até aqui
pena q nau ta pegando nenhum link pro patch em portugues
ResponderExcluirvou me cagar de medo :D QUEM SE IMPORTA
ResponderExcluirÉ só comigo ou nenhum dos patches em português tá pegando?
ResponderExcluirinstalei o PhenomenoTr mas as fontes não mudam no jogo '-'.. e não consigo entender nada
ResponderExcluirTente mudar a região de programas não-unicodes para o japão
Excluirtá... como faz isso?
ExcluirMuito bom <3
ResponderExcluirJá venho a muito tempo tentando jogar essa novel, mas nada funciona, instalo tudo certinho. Já instalei o jogo no C:/, no desktop, tudo quanto é canto. Já mudei a localização pro Japão, instalei a fonte, executei através de todos os .exe, executei como administrador. Fiz isso tudo e o jogo nem abre.
ResponderExcluirAlguém tem algum outro método que possa me ajudar? pls
Baixe o jogo. Coloque os arquivos da tradução na pasta do game. Instale a fonte. Mude a região de programas não-unicodes para o japão. Mude a região do seu pc para o japão. Acho que deve bastar
ExcluirEu pensei que era só mudar a região do computador pro Japão, nem sabia desse negócio de unicode. Muito obrigado, funcionou aqui.
ExcluirAproveite!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmeu jogo n abre de jeito nenhum :^( e eu nao sei o que eh isso de unicode
ResponderExcluirPainel de controle > região e idioma > administrativo > alterar localidade do sistema > Japonês (Japão). Foi assim que fiz aqui (windows 7).
ExcluirTo com medo do jogo .Me ajuda Jesus Cristo ! Não jogo de madrugada de jeito nenhum !!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPoxa se alguém souber onde conseguir a light novel online em japonês , porque em inglês traduzido eu já li o que tinha e pelo visto não vão traduzir o resto , afinal está parada a 12 meses a tradução pra inglês , o que é uma pena , eu estava adorando a historia e não posso continuar , revirei a internet toda atrás dessa light novel em japonês , mas até agora nada , infelizmente....
ResponderExcluirsimplesmente não consigo baixar,nem um dos links do jogo em português esta funcionando....
ResponderExcluirajuda!
Ola tenho um problema , eu baixei ele e estava funcionando eu abri ele e foi tudo normal mas....ele fecha depois dos diálogos principais . por favor ajuda ;^;
ResponderExcluirÓtima tradução, faltou apenas instruir sobre mudar a região dos programas não unicodes no post, mas lendo os comentários consegui resolver o problema
ResponderExcluirEu estou fazendo de tudo para colocar a patch mas meu jogo ainda continua em japonês :(
ResponderExcluirTem vários finais? Queria jogar um jogo com vários finais alternativos voltando ao Blog depois de quase 2 anos
ResponderExcluirEssa novel é maneira. Já joguei em português, inglês e agora vou jogar em japonês.
ResponderExcluirPoderiam upar o patch em um site confiável? Tipo mega ou drive, o link atual dele leva pra um site blacklist
ResponderExcluirAcabei de jogar agora e achei a combinação de sons, imagens e texto espetacular, harmoniosa e intrigante. É o tipo de vn que te deixa pensativo e reflexivo ao final. Tem uma atmosfera dark e niilista bem típica da Nitro+. Aparentemente, todos os patchs pt-br sumiram da net, mas Phenomeno pode ser jogado online aqui (para quem não se importar com a tradução por máquina: https://vayurik.ru/vnds/play_game.html#phenomeno
ResponderExcluirLink está off. Poderiam reupar?
ResponderExcluir